quarta-feira, 20 de julho de 2016

Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver.” – Provérbios 27.9



O livro de Rute é um dos seis livros histórico que levam o nome da principal personagem.
Rute, é uma modificação moabita da palavra hebraica reyuth que significa 
(AMIZADE) (AMIGA), (BELA COMPANHEIRA)
Rute foi uma gentia que se casou com um judeu e Ester, uma judia que se casou com um gentío.
O marido de Noemi morreu, depois de 10 anos os seus dois filhos Malom e Quiliom também morreram,deixando Noemi e suas duas noras  Orfa e Rute morando juntas. Noemi  resolveu que as duas noras deveriam voltar para as suas casas. Embora as duas chorassem muito,Orfã se despediu de Noemi,mas Rute ficou com ela e foram para Belém.
Estou simplificando a história,mas se quiser acompanhar a história real,ela se encontra em Rute 1: 16.
Podemos perceber que o amor e a piedade da gentia Rute. Nota-se também uma linda amizade entre Noemi e Rute. Enquanto Orfã se despediu de Noemi,Rute porém respondeu Não incistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei eu,onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!
Rute possui uma grande virtude,eu diria que é a maior delas, o amor e amizade. Rute surpreendeu Noemi,ela poderia ter voltado para casa como fez Orfã,poderia ter tentado outro casamento,mas decidiu viver com Noemi. Não tinha muitas certezas,mas sabia que ao lado da amiga ela estaria feliz e para uma amizade ser verdadeira e edificante também precisa existir o amor, o carinho,companherísmo e o respeito,e ela provou estas somas de sentimentos quando respondeu a Noemi: Não incista comigo que te deixes....Infelizmente hoje em dia poucas pessoas possuem estas virtudes,elas são ofuscadas pelo egoísmo das pessoas.
O amor pela família,Rute provou isso quando disse: O teu povo será o meu povo. Amar a família do amigo é essencial,porque de uma forma ou de outra,nós convivemos com eles.Para uma amizade ser verdadeira e edificante precisa haver consideração como se fosse  do mesmo sangue.
Rute era uma mulher piedosa e cheia de amor,sua amizade por Noemi era verdadeira e edificante. Rute nos serve de exemplo, Orfa beijou sua sogra e voltou ao seu povo,porém Rute se apegou a Noemi e nada a fez mudar de ideia.(Rute 1:1022) Apesar da primeira negativa,Orfa se deixou levar por seu egoísmo,incentivada pelas palavras de Noemi,ela não se conteve e fez o que realmente queria.
Infelizmente nos dias de hoje há muito mais Orfas do que Rutes, que só querem viver por si,sem pensar na amizade que diziam ser tão sincera....Será que temos agido como Orfãs ou Rute? Temos realmente se dedicado, feito das escolhas dela as nossas,ou temos somente criticado por tudo o que a nossa amiga faz? Não precisamos ser como ela é,pensar como ela pensa,agir como ela age. Uma verdadeira amizade está baseada em fidelidade,respeito e amor,não somente nos caminhos a serem percorridos.
Uma amizade verdadeira é como um pácto que levamos durante toda a nossa vida. Quando dois amigos se indentificam, se tornam cumplices de seus atos e pensamentos, um laço é criado no qual ambos ficam ligados.
E não se esqueçam que em todo o tempo ama o amigo,e na angústia nasce o irmão.
Que Deus abençoe a nossa amizade!

Existe algumas pessoas especiais em minha vida,porém a história de Rute e Noemi me fez lembrar de  uma em especial....
Que este dia do amigo nos faça repensar o valor dos amigos em nossa vida, e nos faça perceber que a verdadeira felicidade sempre anda de mãos dadas com a amizade. Um forte abraço a todos,aos amigos recentes e antigos,próximos e distantes,virtuais ou reais,porque virtuais é tão importante quanto os reais.

17 comentários:

  1. Célia a história de Rute é linda, uma amizade é mais preciosa do que milhares de joias, ouro, Célia linda homenagem, te desejo um feliz dia do amigo, apesar que amigo é amigo todos os dias, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Nos dias de hoje é difícil uma verdadeira amizade,fidelidade,respeito e amor,uma amizade verdadeira vale mais que tudo.Feliz dia do amigo pois são todos os dias.Bj♥

    ResponderExcluir
  3. Amada comadre a história de Rute é linda de mais! ela nos ensina como é importante a amizade! feliz dia do amigo atrasado este dia é muito especial para mim, pois é dia do meu aniversario kkkk

    Os amigos quando são verdadeiros são amigos para sempre. Pois ainda que existam dificuldades, impedimentos, distâncias ou discussões, a amizade tudo supera.

    Não há obstáculo que consiga impedir uma amizade verdadeira, e mesmo que os amigos não se vejam ou falem durante anos, o sentimento está lá no coração de cada um.

    E apesar dessas circunstâncias, mesmo afastados, se algum precisar de apoio, de conforto ou um simples ombro onde chorar, o outro não hesitará em demonstrar sua amizade.

    Pois assim é a amizade verdadeira, sempre eterna e poderosa. Um sentimento bom que torna nossas vidas mais fáceis e alegres, e o mundo um lugar mais belo.
    Ti Amo minha linda e amada amiga ( comadre )
    Beijinhossssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Olá Célia, Realmente a amizade e fidelidade de Ruth pela sogra Noemi é algo que devemos sempre ter como exemplo. Parabéns pela postagem, amigos são as vezes mais chegados que irmãos.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Célia, eu ahco tão bonita a história de Rute. Feliz dia do amigo atrasado kk mas como dizem, dia de amigo é todo dia não é mesmo?! Que Deus te encha de amizades verdadeiras. bjs

    ResponderExcluir
  6. linda essa história,um exemplo de amizade e fé,bjus.

    ResponderExcluir
  7. QUE HISTORIA LINDA,UMA AMIZADE LINDA ASSIM É MUITO BOM,QUE DEUS ABENÇOE ESSA AMIZADE,FELIZ DIA DO AMIGO,PARABÉNS BEIJOS

    ResponderExcluir
  8. Perfeita!Acredito que hoje ainda exista pessoas sinceras e capaz de ter uma amizade verdadeira.
    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Essa é uma linda história bíblica.
    A verdadeira amizade fica sempre, mesmo as pessoas passando por problemas de aflição em suas vidas. Linda mensagem.Bjss

    ResponderExcluir
  10. Amei a historia de Rute e ela mostrou o tanto que é importante a amizade.. bjs e sucesso!
    www.karinapadilha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Muito linda essa historia a verdadeira amizade dura para sempre
    a amizade é muito importante!
    bjúús

    ResponderExcluir
  12. Não sabia que Ruth tinha esse significado! bjs

    ResponderExcluir
  13. Celinha essa historia de rute é incrível eu gosto muito. E ela foi honrada Deus lhe deu boaz.
    Falando de amizade é bem assim como vc disse rutes temos poucas. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Que linda passagem bíblica. Que tem amigos verdadeiros tem o que de melhor a vida pode oferecer. Seu blog transmite muita paz. Amei estar aqui!!

    ResponderExcluir
  15. Nos tempos de hoje podemos contar em uma só mão os verdadeiros amigos, isso se der pra preencher uma mão ..
    Eu tenho poucos amigos(as), mas os que tenho sei que posso contar no momento em que eu precisar ... Sejam eles de perto ou de longe ...
    Lindo texto Célia!

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir

O Hábito de falar com Deus muda o nosso jeito de falar com as pessoas....

Eu declaro que você viverá dias de alegria,de paz de saúde em nome de Jesus amém!
A vitória não pertence aos mais fortes, mas sim aos que a perseguem por mais tempo...
Deus te abençoe com toda a sorte de benção!

Meu curriculum? De campeã!